quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Vangelis: como entrar para a História em três passos

Quando pensamos em compositores de renome, o mais comum é associá-los a uma carreira de inúmeras trilhas sonoras produzidas para inúmeros filmes no decorrer de seu trabalho. No entanto, um compositor pode se consagrar com algumas poucas trilhas cinematográficas realizadas. Basta que elas sejam de qualidade e impacto indiscutíveis. É o caso de Evangelos Odysseas Papathanassiou, mais conhecido pelo nome artístico Vangelis. Ainda que seja autor de mais trilhas sonoras, três o lançaram ao hall dos grandes compositores do cinema: Carruagens de Fogo (Chariots of Fire, 1981), Blade Runner (Idem, 1982) e 1492 – A Conquista do Paraíso (1492: Conquest of Paradise, 1992).

O músico grego, nascido na cidade de Vólos em 1943, começou a compor com quatro anos de idade. Vangelis recusava aulas de piano e não tinha muito conhecimento para ler ou escrever partituras. Assim, tornou-se um autodidata da música A sua carreira profissional começou nos anos 60 ao trabalhar com bandas populares da época, como The Forminx e Aphrodite’s Child. A carreira solo teve início em 1973, quando escreveu temas para dois filmes do cineasta francês Frederic Rossif. Em 74, lançou seu primeiro álbum solo intitulado Earth.

Mas foi em 1982 que Vangelis realmente atingiu o sucesso. Por sua composição da trilha sonora do filme Carruagens de Fogo, ele ganhou o Oscar de melhor trilha original. Um prêmio mais do que merecido para aquela que está, sem dúvida alguma, entre as trilhas mais marcantes de todos os tempos. Seja assistindo ao filme em questão ou a algum outro que utiliza a composição, quem nunca ouviu a música-tema de Carruagens de Fogo?
No mesmo ano, Vangelis ficou encarregado de compor a trilha de Blade Runner, uma ficção científica dirigida por Ridley Scott. Aqui, Vangelis mais uma vez demonstrou seu enorme talento. Numa composição que deixava claro sua preferência pelo estilo eletrônico, ele criou uma trilha não apenas bela, mas também misteriosa e sedutora. A amostra perfeita é a faixa “Love Theme”.

Dez anos depois, em 1992, Vangelis volta a deixar seu trabalho marcado no imaginário coletivo. Você pode nunca ter assistido ao filme 1492 – A Conquista do Paraíso, mas muito provavelmente já escutou sua música-tema “Conquest of Paradise” em alguma ocasião. Difícil imaginar uma trilha que reflita tão bem a grandiosidade aventureira e desbravadora do filme.


Nenhum comentário: