sábado, 8 de outubro de 2011

Os musicais - A Noviça Rebelde

Aposto que quando falamos sobre a importância da música nos filmes, logo você se lembrou dos musicais, não?! O filme musical é um gênero onde a narrativa se baseia nas músicas coreografadas, utilizando as canções como uma forma narrativa. Isso pode ser feito de forma predominante ou exclusiva. Grande parte dos longas desse gênero vinham de adaptações da Broadway. Decidimos, portanto, dar voz a esse gênero cinematográfico tão popular. Escolhemos para isso, o filme A Noviça Rebelde (The Sound of Music, 1965).



Adaptado do musical da Broadway, de mesmo título, o filme conta a história de Maria (Julie Andrews), que não conseguindo se adaptar às regras do convento, é encaminhada à casa do capitão Von Trapp (Cristopher Plummer), pai de sete filhos. Ao chegar à casa, Maria se depara com crianças educadas de maneira rígida. 


Dirigido por Robert Wise e roteirizado por Ernest Lehman, o filme possui uma característica peculiar em musicais. As canções do longa são sempre introduzidas por diálogos, trazendo surpresa ao espectador, quando a música começa a ser cantada. Como quando Maria ensina as crianças os primeiros acordes das músicas. Ao ver que as crianças entendem o que ela fala, começa a cantar "Do-Re-Mi", (uma das canções mais conhecidas do filme), como uma forma de motivar os pequenos. 

 

O longa foi vencedor de 5 prêmios Oscar, em 1966, entre eles o de melhor filme, melhor direção e melhor trilha sonora adaptada. Este último, um reconhecimento merecido, já que suas canções são lembradas até hoje. Como exemplo, podemos citar a música homônima do filme, "The sound of music". Aperte o play para ouvi-la
 
A Noviça Rebelde é um dos mais famosos e belos musicais. Sua história emociona e encanta a todos. Caso você nunca tenha visto, que tal começar a se encantar por esse conto de fadas logo?! Assista ao trailer e bem-vindo a esse universo mágico.


E você, tem algum musical favorito?! Conte para a gente.

Um comentário:

Fred Cabala disse...

Julie Andrews manda muito bem nesse filme! Parabéns galera