domingo, 16 de outubro de 2011

A corrida do ouro - parte II


Na primeira parte da Corrida do Ouro aqui no Corleone de Headphone, três filmes receberam nossa atenção. Melhor dizendo: três trilhas sonoras. Nessa segunda parte, mais um pouco do que houve de melhor ou que ainda estar por vir nas trilhas sonoras de 2011. Quais delas farão parte da lista das cinco trilhas indicadas ao Oscar? Façam suas apostas!


O Espião que Sabia Demais (Tinker, Tailor, Soldier, Spy. 2011)O elenco é de peso. Nomes como Gary Oldman, Colin Firth e Tom Hardy trabalham lado a lado no novo filme de Tomas Alfredson, diretor do excelente Deixe Ela Entrar (2008). Na trama, a busca por um espião soviético na alta cúpula do Serviço Secreto Inglês, em plena Guerra Fria. Na trilha sonora, o compositor espanhol Alberto Iglesias. Companheiro de longa data do cineasta Pedro Almodóvar, Iglesias assumiu o desafio de transmitir a paranóia e o suspense deste filme baseado na obra do escritor John Le Carré. Quem já assistiu ao filme em festivais, afirma que ele conseguiu. Assista ao fantástico trailer.
As Aventuras de Tintim (The Adventures of Tintin, 2011) – Baseado nos famosos quadrinhos do belga Hergé, o filme segue o jovem aventureiro Tintim e o Capitão Haddock e a caça ao tesouro de um navio naufragado. Mais uma vez a parceira Spielberg e John Williams já leva o filme para o topo das conversas sobre o Oscar de melhor trilha sonora. Assista ao trailer.
Rango (Idem, 2011)Rango estreou nos cinemas em Março. Entre as especulações para o prêmio de melhor animação (merecidamente), a sua trilha chamou bastante atenção. O compositor Hans Zimmer acertou em cheio no estilo faroeste de sua composição para o filme, com direito a referências à obra de Ennio Morricone! Afinal, a história de um camaleão num local bastante similar ao velho oeste americano precisa de uma trilha a altura! Se você ainda não assistiu, fica aqui a dica. Assista ao trailer.

4 comentários:

Rafaela Mello disse...

Minha torcida vai toda para Rango. Sua trilha sonora é envolvente e o filme tem uma sutileza incrível.

Unknown disse...

Sou team Tim Tim desde criancinha!

Carlos d'Andréa disse...

Bateu uma curiosidade de leigo, pessoa: se os filmes ainda não foram oficialmente indicados, de onde vocês tiram essas pré-indicações? Ou são especulações??

Dica: o vídeo fica melhor se encaixado (embed) no post!

Marden Chaves disse...

Professor, são nada mais que especulações apenas!Como foi dito na primeira parte da Corrido do Ouro, os filmes considerados estão entre os "especulados" por dois motivos basicamente: 1) Já foram vistos em festivais internacionais de cinema (ou já foram lançados comercialmente, como é o caso de Rango e Árvore da Vida) e geraram o chamado "buzz" positivo pela imprensa especializada, 2)Os nomes dos compositores (e diretores) envolvidos na produção são de peso e, assim, começam a ser considerados para os prêmios logo no início. Enfim, neste estágio da competição, tudo é um grande jogo de adivinhação, influência e riscos.