sábado, 1 de outubro de 2011

A corrida do ouro - parte I


Sempre que o fim do ano se aproxima, os rumores sobre os futuros candidatos ao Oscar começam. Tudo bem, ainda estamos no início do mês de Outubro, mas o que já não falta são especulações para a temporada de prêmios à frente, principalmente na imprensa americana. Trazendo as discussões para o foco do Corleone de Headphone, segue a primeira parte de um panorama das trilhas sonoras de 2011 mais cotadas até o momento para o maior prêmio do cinema. Lembrando que alguns dos filmes sequer foram lançados ainda, mas o peso dos nomes envolvidos já garante um lugar em meio a tanta especulação. O divertido será acompanhar quais e quantas dessas apostas chegam à reta final!

War Horse (2011)Dois nomes de peso na indústria cinematográfica: o diretor Steven Spielberg e o compositor John Williams, companheiros de longa data. O filme será lançado em dezembro nos cinemas americanos. A história acompanha um cavalo durante a Primeira Guerra Mundial e as pessoas que ele encontra pelo caminho. Uma trama um tanto quanto inusitada, mas um prato cheio para uma trilha emocional que John Williams domina como poucos. Assista ao trailer.

A Árvore da Vida (The Tree of Life, 2011) A relação pai e filho e a criação do universo. Duas coisas, aparentemente, não-interligadas se unem num dos principais filmes do ano, dirigido por Terrence Malick. Na trilha sonora, o francês Alexandre Desplat continua conquistando seu espaço como um dos principais compositores atuais. Na sua composição, acordes intimistas e grandiosos se intercalam de maneira poética, fazendo jus à obra de Malick. Assista ao trailer.


The Artist (2011)Talvez o filme mais “curioso” de 2011, The Artist estreou com tudo no Festival de Cannes. A razão para tanta curiosidade é totalmente justificável: o filme é mudo. Isso mesmo, o diretor Michel Hazanavicius revive o estilo clássico do cinema mudo para contar a história de um ator e sua decadência na época do surgimento do cinema falado. Mas porque a trilha sonora está sendo tão cogitada? Ora, uma das características mais marcantes de uma película muda é a sua trilha instrumental presente durante quase toda a projeção. Assim, espera-se do compositor (pouco conhecido) Ludovic Bource algo marcante e que relembre o estilo das trilhas daquele período. Quem já viu o filme nos festivais mundo afora, garante que o resultado é bastante satisfatório. Assista ao trailer.

Nenhum comentário: