sábado, 10 de setembro de 2011

Desejo, Reparação e música

O Cineclube Carcará no campus da UFV realiza, de tempos em tempos, a mostra “Do livro às Telas”. Nela, são selecionados filmes adaptados de alguma obra literária. Neste sábado, às 14:30, como parte da mostra, será exibido Desejo e Reparação (Atonement, 2007), do diretor Joe Wright. Mas o que isso tem a ver com o nosso blog? Simples: o filme venceu o Oscar 2008 na categoria de Melhor Trilha Sonora.

O compositor Dario Marianelli foi quem recebeu a estatueta dourada. Nascido na Itália, Marianelli se formou na National Film and Television School (NFTS), na Inglaterra. Antes de Desejo e Reparação, ele já havia colaborado (e recebido uma indicação ao Oscar) com Joe Wright em Orgulho e Preconceito (2005), além de ter composto as trilhas sonoras de Os Irmãos Grimm (2005) e V de Vingança (2006).

Contudo, o post não é sobre a carreira de Dario Marianelli. O assunto aqui é Desejo e Reparação e sua trilha. Na trama, a jovem Briony Tallis (Saoirse Ronan) é uma aspirante a escritora que, ao acusar o namorado (James McAvoy) de sua irmã (Keira Knightley) por um crime que não cometeu, altera o rumo de suas vidas em plena 2ª Guerra Mundial. O filme é uma adaptação do romance do escritor britânico Ian McEwan.

Agora, o que a trilha sonora da obra tem de tão interessante para levar um Oscar? Destaco aqui dois aspectos que, acredito, podem ilustrar bem a beleza desta trilha. O primeiro é uma grande sacada de Dario Marianelli ao fundir o som característico de uma máquina de escrever com sua composição no piano. O resultado é uma música movimentada, urgente e cheia de simbolismo para a história em questão.



O segundo aspecto, na verdade, é uma cena. Ou melhor, um plano-sequência. Talvez, um dos mais belos planos-sequência dos últimos anos. Nele, o personagem de McAvoy anda por uma praia cheia de soldados e destroços da guerra. A trilha sonora do filme tem aqui seu grande momento. O tom melancólico e épico adotado por Marianelli tornam a cena ainda mais memorável. É a música completando e engrandecendo o cinema.


(O plano-sequência e a trilha começam por volta dos 36 segundos)


2 comentários:

Clara Julio disse...

Trilha sensacional mesmo! E a sequencia da guerra é linda... Joe Wright... :)

Wennes Mota disse...

Nossa, muito bom mesmo! Vou procurar e locar esse filme! Parabéns pelas resenahs. Assim vou ficar bem informado a respeito de cinema e suas trilhas sonoras!